Prefeito destaca importância da Associação Comercial ao ser homenageado

 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima foi homenageado na noite desta quinta-feira (29) pela Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII) pelos relevantes serviços prestados às atividades econômicas do Município. O evento comemorativo do centenário da instituição, que contou com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do governador da Bahia, Jaques Wagner, vice-governador Otto Alencar, deputados federais e estaduais, empresários e convidados também prestou homenagem a outras 14 personalidades vivas e in memoriam.

 

Segundo o prefeito Newton Lima, este foi um dia marcante pela comemoração do centenário da Associação Comercial de ilhéus, e ele disse se sentir honrado em estar representando os ilheenses nesse momento de festa, mesmo conhecendo a dificuldade que o município atravessa. “Festejar o centenário da associação comercial, especialmente com as presenças ilustres do nosso governador Jaques Wagner, dos ministros Paulo Sérgio Passos e de tantas outras personalidades importantes aqui presentes é lembrar o ideal daqueles que enfrentaram todos os desafios para tornar realidade o sonho de crescimento de ilhéus e da região”, ressaltou.

 

A homenagem ao prefeito Newton Lima foi entregue pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia, Clóvis Cedraz. Antes de iniciar a solenidade da entrega das homenagens, o presidente da ACII, Nilton Cardoso Cruz, lembrou que a entidade sempre foi uma trincheira de lutas e responsável pelas transformações econômicas e sociais de Ilhéus. “Se hoje lutamos pela implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul, na nossa história está presente a implantação da agência do Banco do Brasil, da Mesa de Rendas Alfandegada, o Porto do Malhado, dentre outras contribuições para o desenvolvimento de Ilhéus”, disse.

 

Passado e presente - Newton Lima destacou que comemorar o centenário da ACII, é estender a homenagem aos seus fundadores, seus diretores e servidores, a exemplo do empresário Misael Tavares, que foi grande investidor no progresso, Álvaro Mello Vieira, que por muitos anos dirigiu os destinos da entidade, bem como o grande poeta belmontense, Sosígenes Costa, amigo de Jorge Amado e responsável pela formação da biblioteca da ACII. “Dentre os dirigentes da última geração, lembro o saudoso amigo Martial Câmara, que muito lutou para o engrandecimento dessa cidade”, destacou.

 

O prefeito de Ilhéus também estendeu a homenagem por ele recebida aos diretores que atualmente são responsáveis pelos destinos da associação, em nome de José Leite de Souza, pois é testemunha de sua luta diária, juntamente com tantos outros que não se deixam levar pelo pessimismo, e dentro de suas respectivas áreas de atuação, sempre buscam garantir novos avanços visando o bem comum. “Esse esforço demonstra a o esforço de cada um desses diretores e tenho a convicção de que, se hoje infelizmente, enfrentamos uma forte crise, por outro lado temos todas as nossas portas abertas para que este quadro ganhe novas conotações de desenvolvimento e de justiça social. E este é um fato concreto, que nem o mais pessimista pode refutar, porque não são conjecturas e sim, a realidade”, afirmou.

Newton Lima diz que se considera um otimista e que no exercício da vida pública sempre buscou dar todas as garantias para que os empreendimentos voltados para o nosso progresso tivessem total apoio do município. Para ele, com o advento do Complexo Intermodal do Porto Sul, Ilhéus se transformará numa grande metrópole regional. “Presidente Nilton Cruz, precisaremos do contínuo apoio da nossa Associação Comercial, que, por sua história e tradição, sempre honrada por todos que aqui já passaram, tem todas as prerrogativas de se inserir e muito contribuir para que alcancemos este objetivo que visa unificar nossas forças, acima dos interesses particulares, para, aí sim, podermos avançar dentro dos preceitos da distribuição correta de renda para todos os ilheenses”, concluiu.